
realezamultimarcas
Perguntas a serem feitas por telefone antes de visitar uma revenda de veículos
Digamos que você esteja se preparando para comprar um carro
usado e passe muito tempo navegando na Internet para ver
o que tem nas lojas. E então você vê: o carro que você está
procurando, seja ele qual for. As fotos estão lindas, você ama a
cor, o ano está perfeito e o preço parece fantástico. Você pega
o telefone para ligar para o revendedor e ... e agora? Aqui está
uma lista de perguntas a serem feitas:
O carro usado ainda está disponível?
Sabendo-se que você pretende comprar um carro usado, a
primeira coisa que você precisa saber é se ele ainda está
disponível. Mesmo que você tenha visto o veículo no site da
loja, isso não significa que ele esteja realmente no estoque da
loja. Se o vendedor disser que o carro foi vendido dias atrás,
isso é um sinal ruim, porque significa que a revendedora não
é muito cuidadosa no gerenciamento de seu estoque online
de carros usados.
O preço listado no site ainda está correto?
Se o carro ainda estiver disponível, você deve verificar se o
preço que viu ofertado no site ainda está correto.
Pergunte sobre os itens
Se você tiver perguntas específicas sobre recursos e opcionais,
pergunte sobre eles e confirme sobre os detalhes, sobre o que
está faltando, sobre como funciona e se funciona ou não. Pode
ser que alguns dos recursos, ou botões estejam indisponíveis
e você pode solicitar antecipadamente que tudo seja reparado.
Posso ver o laudo cautelar do veículo?
Digamos que você esteja muito interessado no veículo, mas
gostaria de ver um laudo cautelar antes de visitar a loja. Se
o vendedor estiver relutante em lhe apresentar o documento,
considere isso algo não muito honesto e pense duas vezes
antes de comprar, aliás eles devem fornecê-lo de boa vontade
e gratuitamente. Obs: Por prevenção de fraudes, algumas lojas
estão evitando enviar o laudo cautelar por e-mail, WhatsApp,
etc… Se a loja não te enviar previamente, certifique-se de solicitar
o documento quando for visitar o carro pessoalmente.
O veículo vem com garantia?
Apesar de estar previsto no Código de Defesa do Consumidor
- CDC - a garantia é de 90 dias, isso varia muito de loja para
loja, por isso é bom perguntar isso logo de cara.
Você pode ajudar com o financiamento?
Muitas lojas de carros usados podem ajudá-lo a encontrar
financiamento se precisar de um empréstimo para adquirir
seu automóvel. Se eles tiverem uma rede robusta de credores,
todos estarão competindo pelo seu negócio, o que aumenta
suas chances de obter melhores condições de empréstimo.
Se tudo estiver ok, vá em frente e agende uma visita para ver o
carro usado pessoalmente e faça um test-drive também. Você
pode estar a caminho de uma nova compra!